Executivo de freguesia de Penafiel formado, mas sem o pai da presidente
Armindo Mendes
Penafiel, 28 out (Lusa) - A vencedora das eleições em S. Mamede de Recezinhos, Penafiel, que tinha proposto o seu pai e presidente cessante para secretário da autarquia, abandou aquela pretensão para convencer a oposição a viabilizar o executivo.
Alexandra Sousa, do PS, confirmou hoje à Lusa que já está formalmente constituído o executivo, órgão que, por vontade da oposição, não integra o antigo presidente da junta, o também socialista Joaquim Bonifácio, que liderou em autarquia durante 16 anos.
“Aceitei essa solução porque está em causa o superior interesse da freguesia”, afirmou.
Segundo a nova presidente de junta, o executivo tem como secretário e tesoureira os líderes dos dois movimentos independentes que concorreram às eleições autárquicas de 29 de setembro e que, juntos, têm mais representantes (5) do que o PS (4) na Assembleia de Freguesia.
Alexandra Sousa explicou que foi necessário pôr à consideração do executivo vários nomes e que só aqueles mereceram a concordância da oposição, garantindo a viabilização do executivo, não obstante os votos brancos dos eleitos do PS.
A autarca critica a oposição por ter tentado “ganhar na secretaria” o que perdeu nos votos, reprovando também “a forma ignóbil como foi tratado o ex-presidente de junta”.
Apesar da solução encontrada, com um executivo que inclui três forças, Alexandra Sousa promete “tudo fazer para que o trabalho se desenvolva com harmonia e competência a bem de S. Mamede”.
O secretário e a tesoureira eleitos já desempenhavam aqueles cargos no anterior mandato, então eleitos pelo PS.
APM.
Lusa/fim