Caminhada por domínios da Ordem de Malta
Hoje foi dia para mais uma caminhada, desta feita por terras de Lousada.
O destino era a freguesia de Sousela, cujo território, em tempos de reconquista cristã, foi domínio da Ordem de Malta.
O mote da jornada foi esse, tendo sido possível observar, ao longo da caminhada, vários marcos em pedra que delimitavam o território, sobretudo na zona junto ao rio Mesio, um pequeno curso de água afluente do Sousa.
Apesar de dissimulados pela vegetação, aqueles são sinais de um passado rico que muitos desconhecem. Os promotores da caminhada – Sentir Património – foram dando preciosas informações sobre o contexto histórico do que íamos observando.
Os pedestrianistas puderam caminhar ao longo de um bonito vale, com férteis terras, onde sobressaiam os vinhedos, as árvores de fruto e os campos de milho, ainda e tenra idade. As fragâncias campestres e os verdes viçosos foram presenças que os nossos sentidos agradeceram.
Num ritmo sempre calmo, naquelas paragens também foram observadas casas, de várias épocas históricas, que outrora foram habitadas por famílias abastadas, sobretudo proprietários rurais.
A partida e a chegada aconteceram numa exploração vitícola - Quinta de Lourosa -, onde foram observados muitos hectares de vinha e provado o néctar.