Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Marca d'Água

Apenas um olhar de Armindo Pereira Mendes

Marca d'Água

Apenas um olhar de Armindo Pereira Mendes

31.05.13

Crianças de Felgueiras têm estabilidade, porque há emprego, assinala autarca

Armindo Mendes

 

A maioria das crianças de Felgueiras goza de estabilidade familiar e social, o que se deve à boa empregabilidade no concelho, em contraste com o resto do país, considera o presidente da câmara.

“Percebemos, pelos indicadores socioeconómicos que temos nos serviços de ação social da câmara, que o quadro de estabilidade familiar e social é positivo, não obstante as dificuldades por que passa o país”, considerou Inácio Ribeiro.

Recordando que a taxa de desemprego, em Felgueiras, é das mais baixas do país e a menor no distrito do Porto, Inácio Ribeiro acrescentou que, nas iniciativas da autarquia dirigidas às crianças, como o concurso de pintura “Pinta”, que está a decorrer em todo o município, percebe-se, através das expressões da maioria dos alunos, o bom momento que a economia do concelho está a atravessar.

“Os indicadores que temos são fiáveis. Este concurso, assim como outro ligado a floresta, potenciam esta vivência. Por aqui percebemos grau de satisfação e aferimos a estabilidade social”, acrescentou.

Para o presidente da câmara, é importante “potenciar o bom momento do concelho, trabalhando para que o crescimento dos mais novos se faça num quadro de estabilidade e seja o mais completo, amplo e profundo possível”.

O concurso “Pinta”, que este ano apresenta a proteção civil e a água como tema, tem, segundo o edil, “um caráter pedagógico muito profundo”, promovendo “o gosto pelas artes e desenvolvendo os sentidos desde tenra idade”.

“É importante associar temas fundamentais para a vida e o futuro da humanidade, neste caso a água, como elemento fundamental para a nossa sobrevivência”, realçou.

No âmbito desta iniciativa, que vai na quarta edição, cerca de um milhar de alunos do pré-escolar e ensino básico receberam um conjunto de material oferecido pela autarquia, que inclui telas, paletas, pincéis, chapéus e um livro.

Na abertura, participou a presidente do comité português da Unicef, Madalena Marçal Grilo, para quem a iniciativa é muito interessante, porque leva as crianças de todas as idades participar”.

“São os verdadeiros atores deste evento”, disse, realçando a importância de os mais novos entenderem melhor a importância da água.

“O dia da criança é sempre uma boa oportunidade para celebrar as crianças e chamar à atenção para os problemas que afetam milhões de crianças”, considerou.

Na cerimónia de abertura, realizada na Casa das Artes, vários convidados, em representação de entidades oficiais, interagiram com crianças do pré-escolar que pintavam.

Os primeiros prémios do concurso, dos vários graus de ensino, vão ser oferecidos à UNICEF portuguesa.

O concurso integra o programa da Semana da Criança, que inclui atividades desportivas, cinema e ateliês de pintura em vários pontos do concelho.

Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.