Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Marca d'Água

Apenas um olhar de Armindo Pereira Mendes

Marca d'Água

Apenas um olhar de Armindo Pereira Mendes

31.05.13

Como inteligentemente se prepara um grande evento, envolvendo os “filhos de Baião”

Armindo Mendes

Por terras de Baião, a azáfama é grande nos preparativos da recriação histórica dos 500 anos de atribuição do foral Manuelino, marcada para sábado e domingo.

Muitas centenas de pessoas estão empenhadas na logística de um evento que atrairá muita gente àquela bonita vila, tão cheia de história, tradições e gente simpática que gosta de receber bem.

O evento, sobretudo o cortejo, vai ser, com certeza, muito interessante. Mas muito mais relevante, no meu ponto de vista, é a forma inclusiva como está a ser preparando, envolvendo todo o concelho, através de escolas, associações e juntas de freguesia, na preparação de trajes, cenários e representação de vários quadros históricos, promovendo a dinamização da economia local.

Uma forma inteligente, ainda, de os baionenses conhecerem melhor o passado da sua terra e dá-lo a conhecer aos que, de fora, hão de chegar para presenciar o evento.

Na certeza de que, o que se vai observar, reunirá algum rigor científico, respeitando as conclusões de um estudo da história e economia do concelho mandado realizar atempadamente pela autarquia local.